top of page

Redes Industriais

  • Foto do escritor: MAJ Automação
    MAJ Automação
  • 12 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Sabe o que são redes industriais e como elas podem aumentar sua produção sem diminuir qualidade?


Para entender esse assunto vamos primeiro conhecer o conceito de indústria 4.0 e como ele revolucionou a indústria no mundo inteiro.


ree

Fonte: Gigamon blog


Nos últimos anos diversos processos industriais têm sido automatizados em busca de maior produtividade e lucro com a redução de desperdícios, funcionários e melhora na qualidade dos produtos manufaturados. O que tem permitido essa automatização é o baixo valor de dispositivos de controle, como sensores, microcontroladores, CLP’s e microprocessadores. Esse fenômeno industrial recebeu o nome de Indústria 4.0 e tem sido responsável pela diminuição do preço de diversos produtos que até algumas décadas atrás eram de difícil acesso para a maior parte das pessoas.


Conforme vários processos foram automatizados, se tornou necessário métodos de controle e supervisão para garantir pleno funcionamento das máquinas e poder acompanhar os processos industriais para qualquer eventual manutenção. Com essa necessidade surgiram as redes industriais.


Redes industriais são sistemas de comunicação entre diversos dispositivos para que um único operador possa saber exatamente o que está acontecendo no chão de fábrica. Diversos protocolos e redes surgiram desde os anos 80, e hoje, no Brasil, os mais comuns são o SISTEMA DE PONTO-A-PONTO e a AS-INTERFACE.


O sistema ponto-a-ponto foi o primeiro a surgir no Brasil, no fim da década de 90, e é ainda hoje o mais popular sistema de controle e supervisão usado nas indústrias brasileiras.

No sistema ponto-a-ponto todos os componentes; sensores e, atuadores e IHM’s são conectados diretamente no CLP por meios de seus IO’s (inputs e outputs). O maior problema desse tipo de rede é o fato de se tornar muito cara, por conta da quantidade de cabos e conectores, e de difícil manutenção quando usada em um sistema muito complexo. Para resolver esses problemas foram criadas novas redes para diminuir a quantidade de conexões e aumentar o controle sobre o sistema.


Sistema ponto-a-ponto

ree

Fonte: PLC One


A AS-Interface (chamada adiante de AS-I) foi a primeira rede industrial propriamente dita a ser criada. Com o objetivo de tornar a comunicação entre sensores e atuadores mais rápida e dar mais controle ao usuário, um grupo alemão em 1991 criou a AS-I.

A instalação da AS-I é simples, mas deve ser feita com cuidado. O sistema conta com dois tipos de componentes, mestre e escravo.

O mestre é o controlador responsável pelos escravos. Pode ser um cartão para CLP, um módulo externo ou uma placa para algum PC industrial.

O escravo é o componente utilizado no processo de automação; sensores ou atuadores na maioria dos casos. Esses escravos enviam dados digitais (0 ou 1) para o mestre que processa essas informações e entrega para o CLP executar o ladder.


Conexão de uma rede AS-I

ree

Fonte: AS-I


As maiores vantagens do AS-I são:

  • Economia de hardware na instalação

  • É a rede mais simples de ser instalada

  • Um único mestre para diversos escravos

  • Baixo custo de manutenção

  • Fácil manutenção e controle por parte do usuário


A MAJ, sendo formada por estudantes, está sempre estudando e implementando novas tecnologias em seus projetos. Trabalhamos não só com redes ponto-a-ponto e AS-I, mas também protocolos mais novos e de maior conectividade. Já pensou em acompanhar toda a sua produção pelo celular, com um email ou SMS? Esse é o objetivo da indústria 4.0 e da MAJ. Se tiver interesse apenas entre em contato e podemos orçar um projeto para você.


Kommentare


Post: Blog2 Post

Contato

SC-443, 845 - Vila Rica, Criciúma - SC, 88813-600, Brazil

(48) 99842-3874

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Google Places

©2021 por MAJ.

bottom of page