Lean Manufacturing - Entenda como combater o desperdício de matéria prima
- MAJ Automação
- 11 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Já ouviu falar no termo “Lean Manufacturing”? Então bora conhecer este que está sendo um dos principais focos das médias e grandes empresas contemporâneas.
O Lean Manufacturing é uma gestão focada em combater desperdícios que comprometem a capacidade de produção e lucratividades das empresas.

Independente do tamanho do negócio, quando se gasta recursos além do necessário para a produção de uma mercadoria ou para a prestação de um serviço, a saúde financeira da organização pode ficar bem prejudicada, ao depender da gravidade da situação e do porte do estabelecimento, o mesmo pode vir a falência. Além disso, outro problema muito agravante que pode vir a acontecer é o impacto negativo para o meio ambiente, já que acaba necessitando aderir mais matérias primas e, consequentemente, o descarte de boa parte delas. Tudo isso devido a má administração dos seus insumos.
Este é um problema que atinge qualquer ramo de negócios, desde o setor de construção civil ao setor, como por exemplo, metalúrgico.
Quando nos referimos ao setor de corte de peças, no ramo mecatrônico, podemos perceber o quanto a taxa de desperdício, de preço e tempo aumentam devido alguns fatores. O trabalho de corte em chapas obriga a inserção de mais pessoas no processo para que o cliente (operação seguinte) receba “as peças” na hora e quantidade correta, podendo gerar falta de peças e máquina parada para o processo seguinte.
Nessas condições, o setor acaba elevando o seu custo por gerar mais refugo acumulado, desperdiçando a matéria prima e mão de obra, consequentemente encarecendo o produto final acabado.
Mas, como podemos solucionar este problema?
Para contornar este problema, podemos mudar a cultura da empresa, moldando assim a forma de pensar dos funcionários ou/e aderindo novas máquinas capazes de fazer cortes com precisão, sem desperdiçar materiais, mão de obra e tempo.
Seguindo a gestão do lean manufacturing, teremos que focar em alguns pontos chaves, sendo eles:
Qualidade total imediata - ir em busca do "zero defeito", e detecção e solução dos problemas em sua origem.
Minimização do desperdício - eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).
Melhoria contínua - redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação
Processos "pull" - os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.
Flexibilidade - produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.
Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores, tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.
Ao seguir estes passos e torná-los cultura da organização, teremos resolvido uma grande parte do nosso problema de desperdício, porém podemos tomar algumas medidas que consolidarão a eficácia do nosso obstáculo.
A CNC - Controle Numérico Computadorizado ou Comando Numérico Computadorizado é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem.
Responsável por reduzir o tempo e aumentar a taxa de produção sem a utilização de muita mão de obra, a CNC tem também como principal vantagem o mínimo desperdício possível ao realizar o corte da matéria prima, além da alta precisão e de um excelente acabamento.

A MAJ está desenvolvendo máquinas CNC personalizadas, de corte a plasma ou router, com dimensões sob medida e precisão regulável com atendimento para todo o Brasil.
Para mais informações, marque uma reunião de diagnóstico e orçamento totalmente gratuita entrando em contato por aqui ou por algumas das nossas redes sociais.
Comments